Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Dezembro Vermelho: os sintomas bucais causados pela Aids
17 Dez 2021
O vírus afeta todo o corpo, e a saúde bucal não fica isenta
O Dezembro Vermelho é uma campanha que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV), a Aids, e de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), dando maior visibilidade à prevenção e à assistência. O vírus HIV, que é responsável por causar a Aids, é transmitido por meio de contato com sangue e fluidos contaminados, por meio de relações sexuais sem preservativos ou transfusões de sangue infectado, entre outros métodos.
A Aids se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico em razão da infecção causada pelo HIV. Para diagnosticar a condição, são necessários acompanhamento médico e uma bateria de exames.
Alguns sintomas bucais merecem a atenção dos pacientes que têm o diagnóstico de Aids:
  • problemas dentários como sangramento nas gengivas (gengivite);
  • sapinho;
  • aftas;
  • manchas esbranquiçadas;
  • herpes bucais.
Esses são alguns sintomas, mas não são decisivos para fechar o diagnóstico da doença. O HIV atinge todo o corpo, e a boca não fica isenta.
A forma de contágio é feita pela exposição a fluidos contaminados: sangue, sêmen, secreção vaginal ou leite materno de uma pessoa que possui o vírus ativo. Por isso, a melhor maneira de se preservar é evitar o contato desprotegido com esses elementos, que pode facilitar a entrada do vírus no organismo.
Existe a possibilidade de contrair o vírus em consultório dentário?
Existem diversos cuidados diários que os profissionais usam para proteger seus clientes de possíveis infecções, e com o HIV não é diferente. Assim, são feitas esterilizações nos equipamentos e instrumentos usados pelos dentistas, e aqueles que não podem passar por esterilização são descartados depois de cada atendimento, tudo isso para a maior segurança dos pacientes.
Todas essas precauções são exigidas pela Vigilância Sanitária, mas se, em algum momento, você se sentir inseguro, basta conversar com o profissional e tirar as suas dúvidas para que os procedimentos ocorram de forma leve, descontraída e sem preocupações.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
Você sabe como os implantes dentários são feitos?
20 Jan 2022
Leia mais
Clareamento dental e estética
13 Jan 2022
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar