A fase da adolescência também é conhecida como a fase das mudanças, e é nela que a aparência se modifica e passa a ser um ponto focal importante. Com tantas transformações, a vaidade chega e ela está totalmente ligada à autoestima do jovem. É exatamente nesse momento em que algumas características começam a incomodar e o sorriso normalmente é o primeiro a ser percebido.
Receber o diagnóstico da necessidade de usar aparelhos ortodônticos um dia já foi motivo de vergonha, mas, hoje, os adolescentes aceitam melhor esse fato e já consideram o aparelho um item que faz toda a diferença – a moda pegou há alguns anos, e os elásticos coloridos ganharam os jovens.
Hoje temos algumas opções de aparelho:
- Aparelhos ortodônticos – são os metálicos que dão vida a um sorriso colorido graças às borrachinhas multicores que são vistas como acessório.
- Aparelho ortodôntico móvel – esse não tem o diferencial das borrachinhas coloridas, mas consegue dar maior liberdade e melhora a higiene bucal do paciente.
- Aparelho ortodôntico invisível – é perfeito para quem é discreto. Além de ser fácil de ser removido, ser limpo e do tratamento durar menos tempo, ele ainda causa menos dor do que as demais opções.