Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Cinco dúvidas sobre o uso do fio dental
20 Jul 2020
Antes ou depois da escovação? Quantas vezes por dia? É normal a gengiva sangrar quando usamos? Os especialistas da Mais Dental.com respondem a essas e outras perguntas nesta matéria.
Manter um sorriso saudável requer cuidados diários, e entre eles está a utilização do fio dental. Quando falamos em higiene bucal, ele está entre os itens básicos para uma boa assepsia, mas seu uso ainda gera muitas dúvidas. Por isso, nossos especialistas vão responder às principais questões sobre essa prática.
Quando devo utilizar o fio dental?
A cada escovação, de preferência antes da higienização. Utilizá-lo após a escovação não está errado, porém, você ainda escovará os dentes com alguns restos alimentares. O importante é usá-lo para que a higiene bucal seja completa. O fio possibilita a retirada de restos de alimentos que ficam entre os dentes, chegando a locais que a escova não alcança. É recomendado que, depois de comer qualquer alimento, se faça a higiene completa da boca, ou seja, escove bem os dentes – por, pelo menos, cinco minutos – e complemente a limpeza com o fio dental. A ordem dos processos não é determinante, mas é indicado usá-lo, pelo menos, três vezes por dia depois das principais refeições.
Qual a maneira correta de usar o fio dental?
Deve-se colocá-lo com cuidado entre os dentes para que ele deslize e retire a sujeira desses pequenos espaços. Não é necessário usar muita força, basta que o fio percorra toda a extensão lateral dos dentes e a parte inferior coberta pela gengiva. A predileção por fio ou fita dental fica a critério do usuário, o que não podemos é forçar o fio/fita entre os espaços interdentais, causando sangramento ou até descolamento da gengiva livre.
É normal a gengiva sangrar quando se usa o fio dental?
Não. Isso pode ser sinal de inflamação, sobretudo se o sangramento também acontece quando você escova os dentes. Nesse caso, o ideal é buscar a orientação de um dentista para examinar a região e fazer o tratamento adequado. Entretanto, o vaivém do fio, quando há muito tártaro entre os dentes ou quando se faz muita força para utilizá-lo, causa uma agressão forte à gengiva. A força ao utilizar o fio dental é prejudicial aos tecidos gengivais. Consulte sempre seu dentista para aprender as técnicas corretas de higienização da boca.
Crianças também precisam utilizar o fio?
Cultivar bons hábitos de higiene bucal deve começar cedo. Por isso, é fundamental que os pais exerçam escovação supervisionada até os 4 anos da criança. Depois desse período, as crianças e os adolescentes já podem fazer a limpeza correta e completa, incluindo o uso do fio dental. Até que os pequenos tenham coordenação para realizar a tarefa sozinho, sempre um adulto deve passar o fio dental.
Existem orientações específicas para quem usa aparelho ou prótese no momento de usar o fio dental?
Quem tem prótese dentária ou aparelho fixo, por exemplo, conta com acessórios específicos, como o passa-fio, para fazer a higienização com o fio dental. O dentista que acompanha o paciente deve indicar o melhor acessório e ensinar o passo a passo para usá-lo. Há modernos artifícios de higienização no mercado que agilizam a limpeza na área interproximal dos pacientes que utilizam próteses ou aparelhos ortodônticos.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
Cinco dúvidas sobre o uso do fio dental
20 jul 2020
Leia mais
Cuidados para prevenir a gengivite
06 jul 2020
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Horário de Atendimento de 8:00 às 17:00 h / Somente mensagem de texto.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar