Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Como saber se você tem bruxismo
17 Junho 2022
O bruxismo não é um distúrbio seletivo, ele pode se manifestar em qualquer pessoa e trazer alguns problemas para a vida de quem sofre desse mal
O bruxismo não é um distúrbio seletivo, ele pode se manifestar em qualquer pessoa e trazer alguns problemas para a vida de quem sofre desse mal, mas é possível encontrar várias formas de lidar com a condição. A verdade é que o bruxismo é uma desordem funcional que traz alguns danos à saúde bucal do paciente, além de ser um quadro de difícil controle.
Por ser considerado um distúrbio multifatorial, não existe cura para o bruxismo, por isso, o paciente diagnosticado é orientado a seguir um tratamento multidisciplinar. O principal sintoma que identifica a doença, que é relatado por quem sofre com o quadro, é o ranger ou o apertar dos dentes durante o sono.
Afinal, o que pode causar o bruxismo? Ansiedade, nervosismo e falta dos dentes são os principais fatores apontados como origem desse distúrbio. Muitas pessoas não conseguem saber que possuem a doença, isso porque é um ato inconsciente que acaba ocorrendo sem que se note.
Listamos abaixo alguns dos principais sintomas de bruxismo:

  • dor na cabeça;

  • dor no pescoço;

  • mastigação cansada;

  • dentes doloridos ao despertar;

  • sensibilidade nos dentes;

  • dor na mandíbula.
  • O tratamento do bruxismo varia de acordo com a causa principal do distúrbio, por isso, difere conforme o perfil de cada paciente. Segundo o diagnóstico dado pelo dentista, ele pode prescrever as seguintes orientações:
  • o uso de placa de bruxismo, dispositivo feito sob medida, com base nas arcadas dentárias, que se encaixa nos dentes superiores e os protege da trituração;

  • igualar os dentes para que a mordida possa ser a mais correta possível;

  • evitar estresse, seguir uma vida mais relaxada e fazer coisas para se distrair é uma boa maneira de aliviar a tensão do dia a dia.
  • Em caso de algum sintoma ou anormalidade, a orientação é procurar seu dentista de confiança e relatar para ele os acontecimentos. O diagnóstico precoce pode impedir diversas avarias que podem ser causadas pelo bruxismo.
    Últimas Notícias
    Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
    Estética integrada ao cuidado da saúde bucal
    12 Agosto 2022
    Leia mais
    Endodontia: entenda para que serve a especialidade
    27 Julho 2022
    Leia mais
    FALE CONOSCO
    Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
    NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
    NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
    Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
    Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
    Envie-nos uma mensagem
    Assunto:
    Nome completo:
    Este campo é obrigatório
    E-mail de contato:
    Por favor, informe um e-mail válido
    Escreva aqui a sua mensagem:
    Este campo é obrigatório
    Limpar campos
    Enviar