Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Conheça os melhores tratamentos para a afta
09 Fev 2021
Quem já não teve afta pelo menos uma vez na vida? A afta se caracteriza por uma pequena ferida arredondada, com o centro branco amarelado e com uma mancha avermelhada ao redor. Ela pode aparecer em qualquer região da boca, como língua, bochechas, céu da boca e até na garganta, e costuma incomodar bastante.
Apesar de as aftas serem mais comuns em mulheres, qualquer pessoa pode ter o incômodo ao longo da vida. Sabe-se que cerca de 30% das pessoas com a ferida têm casos na família – talvez por associação genética ou exposição a fatores ambientais semelhantes, como o tipo de alimentação, por exemplo.
Essa ferida não contagiosa costuma aparecer mais na infância e na adolescência, diminuindo a frequência na fase adulta. Outra curiosidade é que pessoas com doenças sistêmicas ou crônicas ou com baixa imunidade geralmente têm aftas com mais regularidade.
Suas causas costumam ser várias: traumas locais; infecções; alterações nos hábitos nutricionais; alergias; baixa imunidade; alterações fisiológicas e metabólicas e até estresse ou ansiedade.
As feridinhas incomodam por um tempo e costumam desaparecer entre 7 e 14 dias. As aftas pequenas geralmente não precisam de tratamento, pois desaparecem logo, em até duas semanas. No entanto, deve-se buscar tratamento sintomático se a pessoa sentir dor ou dificuldade para se alimentar. Nesse caso, o dentista poderá indicar bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, assim como a aplicação de pomadas de uso tópico ou remédios para uso oral.
Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios sistêmicos (como os corticoides) ou medicamentos para reduzir a acidez estomacal.
Durante a recuperação, algumas medidas simples podem ajudar. Entre elas destacam-se:
  • Evitar alimentos ácidos ou muito condimentados;
  • Escovar os dentes suavemente;
  • Procurar a ajuda do seu dentista ou médico para indicar o melhor tratamento.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
Quais são os procedimentos de estética orofacial?
26 fev 2021
Leia mais
Conheça os melhores tratamentos para a afta
09 fev 2021
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar