Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Cinco verdades sobre saúde bucal infantil
09 Set 2021
Quando se trata da higiene dos pequenos, toda a atenção é fundamental para eles crescerem com um sorriso saudável
Para garantir um sorriso bonito e cheio de saúde é preciso ter cuidado logo nos primeiros anos de vida. Além de todo o zelo que os pais devem ter com o desenvolvimento dos pequenos, a saúde bucal também passa a ser uma tarefa que deve ser muito bem executada. Porém, sempre surgem questões que deixam as mamães e os papais preocupados quando o assunto são os cuidados iniciais com a dentição e a saúde oral.
É normal que os pitacos de familiares ocorram nesse período e o famoso “na minha época eu fazia assim” acabe surgindo entre os comentários e as dicas baseadas nas crendices populares. Mas os pais devem dar ouvidos às orientações dos especialistas, por isso trouxemos cinco verdades que você precisa saber sobre a saúde bucal infantil. Confira:
O rompimento dos primeiros dentinhos causa dor
É verdade. A erupção de dentes causa dor e isso explica por que os bebês ficam mais enjoados quando estão passando por esse momento. Por isso, é importante massagear a gengiva e dar objetos adequados para os pequenos morderem e, assim, amenizar o desconforto.
O tratamento ortodôntico pode ser iniciado a partir dos 5 anos
Quando o tratamento se inicia cedo, fica mais fácil o alinhamento dos dentes, pois os ossos estão em processo de transformação, o que favorece o sucesso do procedimento.

É necessário fazer a higiene bucal três vezes ao dia
Crianças normalmente comem uma variedade de alimentos durante o dia, assim, é importante manter a higienização bucal três vezes ao dia até mesmo para criar uma rotina.
O uso do fio dental é importantíssimo
Para completar a higiene bucal, o uso do fio dental não deve ficar de fora. Ele deve ser introduzido à rotina de higiene a partir dos 3 anos. Isso vai ajudar na manutenção de um sorriso saudável.
Antissépticos bucais não são aconselháveis
Para menores de 12 anos, esses produtos não são recomendados, por causa dos efeitos colaterais que podem causar, como enjoo, dor no estômago, diarreia e até inflamações.
Existem várias atitudes que você pode adotar na sua rotina que favorecem a saúde do sorriso dos pequenos, mas o importante é iniciar os cuidados com a higienização bucal o quanto antes e fazer o acompanhamento com o dentista para ter as orientações adequadas.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
A saúde bucal de pacientes em tratamento oncológico
19 Out 2021
Leia mais
Meu sorriso pode voltar a ficar desalinhado depois de usar aparelho?
01 Out 2021
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar