Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Cuidados para prevenir a gengivite
06 Jul 2020
A gengivite é uma inflamação nas gengivas que, entre outros sintomas, provoca vermelhidão, sangramento e mau hálito. 
Sua causa mais comum é a higiene oral inadequada, pois restos de comida nos dentes atraem bactérias que, em grandes quantidades, passam a atacar a gengiva, originando a inflamação. Oscilações hormonais, que acentuam a reação do corpo à inflamação, bem como doenças que comprometem a imunidade também podem ser responsáveis pelo surgimento da doença.
Embora a gengivite seja um problema comum que atinge, segundo estudos da Sociedade Brasileira de Periodontologia (Sobrape), mais de 95% da população brasileira, nos quadros mais graves, ela pode evoluir para a periodontite. Quando o processo inflamatório e infeccioso chega a esse estágio, atingindo o periodonto, tecido que sustenta os dentes, há risco de perda de dentes.
A boa notícia é que cuidados simples podem reduzir sensivelmente a chance de desenvolvimento da gengivite ou que ela evolua para um caso mais sério. A recomendação dos especialistas é que a higiene bucal seja realizada pelo menos três vezes por dia e que dure cerca de dois minutos, com a realização, na escovação, de movimentos circulares e verticais. A escova utilizada deve ser macia e o creme dental deve ter, em sua composição, fluoreto com, no mínimo, mil partes por milhão (essa informação aparece na embalagem dos produtos com a indicação “ppm”).
Enxaguantes bucais podem contribuir para a prevenção da gengivite, mas são considerados produtos coadjuvantes, com a indicação de que seu uso e fórmula devem obedecer à recomendação do dentista. O uso do fio dental, ao contrário, é considerado um cuidado fundamental para evitar a gengivite, devendo ser passado ao redor da base de todos os dentes, após a escovação. O item é importante, pois ajuda na limpeza de locais que as cerdas da escova não conseguem alcançar. Além dos cuidados do dia a dia, a visita regular ao dentista garante a limpeza minuciosa que promove a eliminação da placa bacteriana. O profissional também será capaz de identificar precocemente a gengivite, indicando o tratamento mais adequado.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da MaisDental!
Tratamento ortodôntico: quais as principais etapas e cuidados necessários durante o período
29 outubro 2024
Leia mais
Manchas nos dentes: o que pode ser e tipos de tratamento
16 outubro 2024
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Rua da Alfândega nº 80, sala 402 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20070-004
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Estado:
Este campo é obrigatório
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar