Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Dia mundial de combate ao câncer de cabeça e pescoço
27 Jul 2021
Cirurgião-dentista: profissional fundamental para pacientes com câncer de cabeça e pescoço.
O dia 27 de julho foi eleito o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Que o oncologista é o responsável por diagnosticar e conduzir o tratamento do paciente com esses tipos de câncer, disso você já sabe. Mas você sabia que o cirurgião-dentista tem um papel fundamental antes, durante e após o tratamento?
A radioterapia, uma das modalidades que compõem a tríade terapêutica — esses cânceres podem ser tratado também com quimioterapia ou cirurgia, conforme cada caso —, causa efeitos incômodos na boca, que precisam ser tratados por um especialista para não resultarem em algo mais grave. A sepse, por exemplo, infecção generalizada no organismo, pode começar pela boca, especialmente em alguém fragilizado pelo tratamento contra o câncer.
Câncer de boca, de laringe, de faringe e das glândulas salivares são os tipos mais comuns de câncer de cabeça e pescoço, os quais são, na maioria das vezes, tratados com radioterapia. “Essa radiação ionizante impacta nos tecidos moles e duros, nas glândulas salivares e em toda a estrutura da boca, provocando lesões diversas”, explica a cirurgiã-dentista e gerente de credenciamento da MaisDental.com, Danuza Heluy.
Além de atuar no sentido de minimizar os efeitos adversos causados pela radioterapia na boca, o cirurgião-dentista também é um importante aliado na prevenção. É o que conta Heluy: “É interessante que, antes de iniciar o tratamento radioterápico ou quimioterápico, o paciente passe por uma avaliação da sua condição bucal, a fim de detectar e tratar infecções. Durante o tratamento, há uma queda na imunidade do paciente oncológico, o que pode agravar o quadro de infecção. Por isso, essa análise prévia, aliada a uma boa higiene oral, é fundamental”.

Quais são os efeitos da radioterapia na boca?
A radioterapia pode causar vários problemas na boca, mas os mais recorrentes são:
Mucosite
As mucosas da boca ficam inflamadas, causando vermelhidão e feridas. É considerada inevitável em pacientes que fazem radioterapia, sendo o grau associado à dose de radiação recebida.
Xerostomia
Pacientes em radioterapia produzem pouca ou nenhuma saliva, o que aumenta as chances de desenvolvimento de cáries e infecções bucais. Além disso, dificulta a mastigação e a deglutição, podendo resultar em subnutrição.
Osteonecrose
É caracterizada pela perda da mucosa de revestimento, o que expõe os ossos bucais. É uma condição grave que pode ser piorada com extração de dentes e implantes, por exemplo. Por isso, esses procedimentos invasivos devem ser evitados antes, durante e logo depois da radioterapia.
Candidíase
Pacientes que fazem radioterapia têm seus sistemas imunológicos comprometidos, o que favorece o surgimento da candidíase, causada pela Candida, componente normal da flora oral.
Vale lembrar que uma boa higiene bucal e o acompanhamento regular de um profissional da odontologia é fundamental, seja para pacientes com câncer ou não. Por isso, conte os profissionais de excelência da nossa rede credenciada para cuidarem da saúde da sua boca.
Fontes: Revista ACM APCD
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
A saúde bucal de pacientes em tratamento oncológico
19 Out 2021
Leia mais
Meu sorriso pode voltar a ficar desalinhado depois de usar aparelho?
01 Out 2021
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar