Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
31 Mai 2021
No Dia Mundial sem Tabaco (31/5), listamos os males que o tabagismo provoca somente na boca, mas também as vantagens de parar de fumar para a saúde bucal
Quem é fumante e não fumante está cansado de saber os malefícios que o cigarro provoca: as mais de 4.700 substâncias tóxicas inaladas a cada tragada podem provocar 50 tipos diferentes de doenças. Hoje, Dia Mundial sem Tabaco (31/5), queremos focar nos danos que o tabagismo provoca na boca e as vantagens de parar de fumar para a saúde bucal.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o tabagismo como uma doença crônica causada pela dependência química à nicotina, substância que chega ao cérebro mais rápido que a cocaína. É a maior causa de morte evitável do mundo.
Associados à nicotina entram mais dois componentes, entre os milhares ingeridos, que formam a tríade do mal: o monóxido de carbono (CO), aquele mesmo emitido pelos escapamentos dos carros, e o alcatrão, composto por substâncias cancerígenas como polônio, arsênio e chumbo (sim, as mesmas usadas em venenos contra animais). São substâncias presentes não só nos cigarros, mas também em narguilés, cigarettes, charutos e cigarros eletrônicos.
São essas substâncias que causam danos em fumantes e não fumantes, que vão desde cânceres a impotência sexual, passando por hipertensão arterial e doenças respiratórias.
Males do tabaco na boca
Por ser a porta de entrada para todos os males causados pelo tabagismo, a boca reflete bastante os efeitos do vício. As milhares de substâncias nocivas unem-se à agressão térmica provocada pela entrada da fumaça quente.
Uma das características é o mau hálito, fruto de uma boca seca combinada com o alcatrão e a nicotina que se instalam nas cavidades orais.
É comum também vermos fumantes com dentes amarelados ou manchados. Isso porque o tabagismo favorece o acúmulo de tártaro e placas.
Essas placas e o tártaro formam uma superfície áspera no dente chamada “cálculo”, que se torna ainda mais aderente com o tabagismo. Ou seja, o tabaco faz com que mais placas grudem no cálculo, resultando em cavidades, cáries dentárias e até mesmo na perda de dentes.
Além disso, em alguns casos, também são observados ressecamento, escurecimento e enrugamento dos lábios.
Outra questão associada à boca com o uso do tabaco é a perda do paladar. É comum que um fumante não sinta completamente o gosto do doce, por exemplo. Essa disfunção no paladar é chamada de disgeusia.
Por último, mas não menos importante, é a incidência de câncer de boca em fumantes. Fumar cigarro é possivelmente uma das principais causas de câncer bucal. As lesões aparecem em formatos variados, como manchas brancas, vermelhas, tumores ou feridas, nas regiões da mucosa da bochecha, na língua ou no assoalho da boca.
Dá para reverter? Sim!
Sabemos que parar de fumar não é fácil. Afinal, é uma dependência química. Mas difícil não é impossível, e as vantagens de parar de fumar compensam e muito o esforço.
Em relação à boca, somente três meses sem fumar já são suficientes para notar a diminuição da placa bacteriana e uma melhora na sensibilidade geral da boca. Comer se tornará uma experiência muito mais prazerosa! Já os dentes amarelos podem voltar a ficar branquinhos com um clareamento dental e tratamento adequado.
Elimine gatilhos que levam você a querer fumar (cinzeiros pela casa, café), avise a quem convive com você que quer parar, substitua o momento do cigarro por outro (tomar um chá gelado, praticar meditação, fazer um exercício físico ou de relaxamento) e, acima de tudo, convença a si mesmo que você quer, pode e consegue parar. Se precisar de ajuda médica ou psicológica, peça. Não hesite em pedir.
A ajuda para cuidar dos dentes você já tem: a nossa. Temos planos, coberturas odontológicas e profissionais que vão fazer você olhar no espelho, sorrir e dizer: a vida de fumante faz parte de um passado distante.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
A saúde bucal de pacientes em tratamento oncológico
19 Out 2021
Leia mais
Meu sorriso pode voltar a ficar desalinhado depois de usar aparelho?
01 Out 2021
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar