Os primeiros sete dias de novembro são dedicados à Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. Ainda hoje, muitas pessoas não sabem da importância de se prevenir e ter os devidos cuidados para se resguardar dessa doença. Essa doença se caracteriza pelo descontrole de algumas células, que se multiplicam no organismo mais rapidamente do que as células normais.
Também conhecida como câncer de lábios ou da cavidade oral, essa enfermidade consiste em um tumor maligno, já que quase sempre os pacientes são diagnosticados em estágios avançados. Tabagismo, consumo excessivo de álcool, prótese malcolocada e falta de higiene bucal são fatores desencadeantes.
Os principais sintomas são:
- Feridas
- Manchas na língua.
- Nódulos no pescoço.
- Rouquidão persistente.
- Dificuldade na mastigação.
- Dificuldade na fala.
É importante ficar atento aos sinais que a saúde bucal emite. Observar indicativos e mudanças de coloração da boca pode favorecer um diagnóstico precoce.
Como prevenir?
A melhor prevenção para o câncer bucal é o diagnóstico precoce. Quando descoberto no início, há chances de cura. Alguns hábitos podem ajudar a preveni-lo, como usar protetor labial, não fumar, manter consultas periódicas ao dentista, realizar a higiene bucal diária corretamente, entre outros.
O autoexame pode ajudar muito, afinal ninguém conhece seu corpo melhor do que você mesmo. Para isso, são necessários apenas um espelho e luz. Observe toda a região bucal e verifique se não há anomalias, como manchas, coloração diferente, caroços, feridas, áreas dormentes, além de dentes quebrados.
Mantenha sempre a saúde de sua boca em dia, não se esquecendo de visitar um profissional regularmente e de fazer sua parte no dia a dia. Caso identifique qualquer um dos sintomas acima, procure um dentista.
Todos contra o câncer bucal!