Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Entenda as causas da sensibilidade nos dentes
11 Fev 2022
Alimentação e saúde bucal podem contribuir para eliminar esse incômodo
A perda de esmalte e a retração gengival são os motivos da exposição da dentina, o que causa a hipersensibilidade dentinária, assim, é comum que a temperatura dos alimentos – salgados ou doces – provoque desconforto. Quem nunca sentiu aquela dorzinha ao consumir uma bebida ou um alimento muito gelado? Pois é, diversas ações podem agravar essa condição, como má escovação, bruxismo e certos tipos de alimentos.
Entre os itens alimentícios que contribuem para o quadro, alguns podem acabar agredindo os dentes a longo prazo sem que se perceba. São eles: cerveja, limão, ketchup, maçã, tomate, café, refrigerante e vinagre. Em caso de sensibilidade, eles não devem ser consumidos com frequência, pois possuem o pH muito ácido, o que ajuda a acentuar o incômodo provocado pela doença.
Se não tratada, a hipersensibilidade dentinária pode prejudicar a saúde bucal do paciente porque causa muitas dores. Mas existem algumas formas de evitar que os dentes fiquem sensíveis:
  • escovar os dentes com movimentos suaves, sem usar força;
  • usar o creme dental corretamente;
  • evitar alimentos e bebidas ácidas;
  • estar em dia com as visitas ao dentista.
Para essa condição, existem diversos tipos de tratamento disponíveis que o dentista vai prescrever de acordo com o perfil do paciente e a gravidade do quadro, por isso não tente diagnosticar a patologia sozinho. Entre os tratamentos mais comuns estão:
  • aplicação de flúor nas áreas indicadas;
  • terapia com laser;
  • restauração das áreas danificadas;
  • uso de creme dental e enxaguante bucal com alto teor de flúor
Existem problemas que só o dentista consegue resolver, mas você pode prevenir doenças nos dentes e na gengiva e manter sua saúde bucal em dia com rotinas saudáveis. Qualquer sinal de anomalia é indicado buscar um odontólogo, que fará o diagnóstico e prescreverá o tratamento mais eficaz.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
Estética integrada ao cuidado da saúde bucal
12 Agosto 2022
Leia mais
Endodontia: entenda para que serve a especialidade
27 Julho 2022
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar