As gengivas merecem cuidado especial e costumam ser o reflexo de que algo não está bem com nossa saúde bucal. Mau hálito, gengivas muito avermelhadas ou que sangram durante a escovação podem ser sinais de gengivite, estágio inicial da doença periodontal.
O paciente precisa procurar o dentista regularmente para fazer o tratamento necessário e não permitir que a gengivite evolua para um quadro de maior desconforto.
Como acontece a gengivite?
A gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana sobre o tecido gengival. Essa placa consiste na decomposição de restos alimentares nos dentes que produz ácidos que afetam os dentes e a gengiva. Caso a placa não seja retirada, pode gerar o tártaro. Dessa forma, a visita de prevenção ao dentista é importante para preservar a estrutura óssea sadia e a manutenção do dente.
Pacientes diabéticos, hipertensos ou que fazem uso de medicamentos podem desenvolver algum problema gengival.
Gestantes também precisam ter cuidado com a sua saúde bucal, já que a falta de cuidados na gravidez pode ocasionar gengivas e dentes mais suscetíveis a inflamações e infecções.
Como tratar as doenças nas gengivas?
A gengivite é resultado da má higiene bucal, e o tratamento consiste em medidas preventivas por meio de boa escovação diária e visitas regulares ao dentista.
Por isso, o cuidado começa em casa, por meio de escovação pelo menos três vezes ao dia, uso de fio dental e bochecho com enxaguatório bucal indicado pelo dentista.
Ao procurar um acompanhamento profissional, você estará cuidando de sua saúde oral e saúde integral, já que as doenças da boca refletem no corpo todo, e a visita de manutenção periódica preventiva lhe garantirá melhor qualidade de tratamento e sucesso na manutenção de dentes e sorriso saudável.
MaisDental – sempre cuidando de você e de sua família!