O inverno começa oficialmente dia 21 de junho. Entre os brasileiros que podem desfrutar da estação mais fria do ano – sim, porque, em algumas regiões, o inverno não passa de uma palavra estampada nas vitrines de lojas, já que faz calor o ano todo –, surgem alguns fatores que podem interferir na saúde bucal. Espera… Na saúde dos meus dentes?! Sim, isso mesmo.
Listamos cinco mudanças de hábito e questões relacionadas com o inverno que podem impactar direta ou indiretamente na sua boca. Olha só.
1. Mais bebidas quentes
Quem não gosta de se aquecer no friozinho com uma boa bebida quente? Mas é preciso ter cuidado, porque algumas delas possuem pigmentos que podem amarelar os dentes, como é o caso do café e de alguns chás. Por isso, faça uma boa escovação depois do consumo dessas bebidas e, se possível, use canudo ao ingerir alguns desses líquidos.
2. Aceita um vinho?
O vinho tinto é quase sinônimo de inverno. No entanto, é bom moderar o seu consumo por causa do álcool e do pigmento que escurece os dentes.
3. Não é dente, é sinusite!
A sinusite é uma enfermidade respiratória que ocorre com mais frequência durante a estação fria do ano. Por ser uma inflamação da mucosa dos seios da face, ela pressiona os dentes pré-molares, podendo provocar uma dor que normalmente é confundida com dor de dente.
4. Doce inverno
Você sente mais vontade de comer no inverno, especialmente doces? Saiba que não está sozinho. Um exemplo é o aumento do consumo de chocolate no inverno: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o inverno representa 29% da produção de chocolate de todo o ano. Só perde para a Páscoa e para o Natal. Portanto, fique atento para não exagerar no chocolate e em outras guloseimas doces e lembre-se de escovar bem os dentes, porque o açúcar é um dos maiores causadores da cárie.
5. Hidrate-se
O frio pode diminuir a vontade de beber água e causar problemas respiratórios, fazendo com que se respire mais pela boca. Em ambos os casos, a boca pode ficar ressecada, causando xerostomia, a famosa boca seca.
Para evitar a baixa produção de saliva (uma proteção natural para a boca), lembre-se de consumir pelo menos dois litros de água por dia.
Vale reforçar também que não pode ficar com preguiça de ir ao consultório do dentista por causa do frio.
O acompanhamento regular é fundamental para prevenir doenças bucais e tratar problemas já instalados.
E lembre-se: temos o
plano perfeito e os melhores profissionais de odontologia para cuidar de você e da sua família.