A famosa sensibilidade dental é uma condição em que ocorre o desgaste do esmalte que reveste os dentes e os protege de ações externas. Em alguns casos, também pode acontecer a retração da gengiva, o que deixa a raiz do dente mais vulnerável à ação do calor, do frio e também dos alimentos cariogênicos, como aqueles com muito açúcar. Caso não seja tratada, a sensibilidade prejudica a saúde de forma geral e também a qualidade de vida do paciente em seu dia a dia.
De acordo com especialistas, um em cada quatro brasileiros tem sensibilidade nos dentes, e os principais sintomas dessa condição costumam ser dores em intensidades variadas ao consumir algo gelado (como sorvete, água ou bebidas em geral) ou quente (sopas e outras comidas), assim como a sensação de choque ou pontada nos dentes.
Os principais causadores da sensibilidade nos dentes são hábitos errôneos de escovação ou a falta dela, doenças que se manifestam na boca e o bruxismo – ato de pressionar os dentes uns contra os outros durante o sono, que pode desgastar a estrutura do dente com o passar do tempo. Por isso, caso sinta algum sintoma ou perceba a sensibilidade, é indicado buscar a orientação do seu dentista de confiança.