Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Oito dicas para cuidar da saúde bucal
20 Mar 2021
Quem nunca relaxou na limpeza dos dentes que atire a primeira escova. Na correria do dia a dia, parar para escovar os dentes corretamente depois de todas as refeições e antes de dormir é, muitas vezes, um desafio.
Mas o Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, está aí mais uma vez para lembrar o quão importante é o cuidado com a boca, porta de entrada do nosso corpo.
E você, tem cuidado da sua saúde bucal? Sabemos que você escova os dentes regularmente, mas será que corretamente?
De acordo com a especialista em odontopediatria e gerente de Credenciamento e Benefícios da MaisDental.com, Danuza Heluy, as doenças bucais podem ser prevenidas ou tratadas com uma rotina diária correta.
“Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, usar fio dental e ir regularmente ao dentista são cuidados essenciais”, conta a especialista. Vale lembrar que a ida ao dentista começa desde cedo: quanto antes você levar uma criança ao consultório, maior a possibilidade de ela desenvolver menos doenças bucais e de se adaptar aos cuidados do odontologista.
Só para se ter uma ideia, a cárie é a segunda doença mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), perdendo apenas para o resfriado!
Para não fazer parte das estatísticas de doenças bucais, listamos algumas dicas valiosas para você abrir aquele sorrisão sem medo.
1. Um olho no dente, o outro no relógio
Escove os dentes por dois minutos – a escovação ajuda a remover os alimentos e a placa bacteriana, causadora de várias doenças gengivais. Lembre-se de escová-los pelo menos duas vezes ao dia.
2. Os dentes têm três lados
Lembre-se de escovar as três superfícies do dente: interna, externa e da mastigação (embaixo). Importante: escove em movimentos circulares, e não para a frente e para trás.
3. Tem flúor?
Praticamente todos os cremes dentais disponíveis no mercado contêm flúor, mas não custa nada confirmar no rótulo, né? Afinal, o flúor desempenha um papel fundamental na luta contra a cárie dentária, tanto é que existe uma lei federal no Brasil, desde 1975, que obriga a fluoretação das águas de abastecimento público.
4. Água, não!
Se você enxágua a boca com água logo depois da escovação, não faça mais isso! A água pode remover o flúor protetor. Em vez disso, cuspa o excesso de pasta de dente.
5. Troque a escova
Substitua a sua escova de dentes a cada três meses: essa é a vida média dela. Escovar com uma escova de dentes velha e puída não limpará os dentes e a boca corretamente.
6. Fio dental neles
Use fio dental pelo menos uma vez por dia: ele ajuda a alcançar as áreas difíceis entre os dentes. Assim, retira aqueles alimentos escondidos e pode reduzir as doenças gengivais e o mau hálito, removendo a placa que se forma ao longo da gengiva.
7. Não deu pra escovar?
Se você comeu e não deu pra escovar os dentes, enxágue-os com antisséptico ou mastigue chiclete sem açúcar.
8. Cuidado com o que consome
Por fim, é bom ficar de olho no que você come, bebe e fuma. Estudos apontam uma forte relação de doenças bucais, incluindo o câncer de boca, com o consumo excessivo de álcool e tabaco e uma dieta cheia de açúcar e gordura. Moderação é a palavra de ordem (menos para o cigarro, desse aí você foge!).

Fontes: Federação Dentária Internacional (FDI) e Organização Mundial da Saúde (OMS).
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
Seis vantagens do implante dentário em relação às próteses
10 Mai 2021
Leia mais
10 dúvidas sobre aparelho ortodôntico
29 Abr 2021
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar