Quem nunca relaxou na limpeza dos dentes que atire a primeira escova. Na correria do dia a dia, parar para escovar os dentes corretamente depois de todas as refeições e antes de dormir é, muitas vezes, um desafio.
Mas o Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, está aí mais uma vez para lembrar o quão importante é o cuidado com a boca, porta de entrada do nosso corpo.
E você, tem cuidado da sua saúde bucal? Sabemos que você escova os dentes regularmente, mas será que corretamente?
De acordo com a especialista em odontopediatria e gerente de Credenciamento e Benefícios da MaisDental, Danuza Heluy, as doenças bucais podem ser prevenidas ou tratadas com uma rotina diária correta.
“Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, usar fio dental e ir regularmente ao dentista são cuidados essenciais”, conta a especialista. Vale lembrar que a ida ao dentista começa desde cedo: quanto antes você levar uma criança ao consultório, maior a possibilidade de ela desenvolver menos doenças bucais e de se adaptar aos cuidados do odontologista.
Só para se ter uma ideia, a cárie é a segunda doença mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), perdendo apenas para o resfriado!
Para não fazer parte das estatísticas de doenças bucais, listamos algumas dicas valiosas para você abrir aquele sorrisão sem medo.
1. Um olho no dente, o outro no relógio
Escove os dentes por dois minutos – a escovação ajuda a remover os alimentos e a placa bacteriana, causadora de várias doenças gengivais. Lembre-se de escová-los pelo menos duas vezes ao dia.
2. Os dentes têm três lados
Lembre-se de escovar as três superfícies do dente: interna, externa e da mastigação (embaixo). Importante: escove em movimentos circulares, e não para a frente e para trás.
3. Tem flúor?
Praticamente todos os cremes dentais disponíveis no mercado contêm flúor, mas não custa nada confirmar no rótulo, né? Afinal, o flúor desempenha um papel fundamental na luta contra a cárie dentária, tanto é que existe uma lei federal no Brasil, desde 1975, que obriga a fluoretação das águas de abastecimento público.
4. Água, não!
Se você enxágua a boca com água logo depois da escovação, não faça mais isso! A água pode remover o flúor protetor. Em vez disso, cuspa o excesso de pasta de dente.
5. Troque a escova
Substitua a sua escova de dentes a cada três meses: essa é a vida média dela. Escovar com uma escova de dentes velha e puída não limpará os dentes e a boca corretamente.
6. Fio dental neles
Use fio dental pelo menos uma vez por dia: ele ajuda a alcançar as áreas difíceis entre os dentes. Assim, retira aqueles alimentos escondidos e pode reduzir as doenças gengivais e o mau hálito, removendo a placa que se forma ao longo da gengiva.
7. Não deu pra escovar?
Se você comeu e não deu pra escovar os dentes, enxágue-os com antisséptico ou mastigue chiclete sem açúcar.
8. Cuidado com o que consome
Por fim, é bom ficar de olho no que você come, bebe e fuma. Estudos apontam uma forte relação de doenças bucais, incluindo o câncer de boca, com o consumo excessivo de álcool e tabaco e uma dieta cheia de açúcar e gordura. Moderação é a palavra de ordem (menos para o cigarro, desse aí você foge!).
Fontes: Federação Dentária Internacional (FDI) e Organização Mundial da Saúde (OMS).