O diabetes é uma doença crônica. Essa condição aparece quando o organismo não consegue produzir o hormônio que regula a glicose no sangue – a insulina – para garantir energia ou não a absorve corretamente. Pacientes com diabetes podem apresentar problemas de saúde bucal graves e algumas dessas enfermidades podem se perpetuar.
Os tipos mais comuns de diabetes são: tipo 1, tipo 2 e pré-diabetes.
- Diabetes tipo 1
Doença crônica em que o pâncreas produz pouca insulina.
- Diabetes tipo 2
Doença crônica em que o organismo não consegue processar de forma correta o açúcar do sangue (glicose).
- Pré-diabetes
Quando o paciente já está com o nível de açúcar no sangue elevado, mas não o suficiente para ser considerado um diabético tipo 2.
É importante ficar atento aos sinais que a saúde bucal emite. Observar indicativos e mudanças de coloração da boca pode favorecer um diagnóstico precoce.
Um sangramento na gengiva pode ser muito perigoso para os portadores da condição, assim como cáries, infecções, cicatrizações demoradas e paladar menos aguçado. Separamos, abaixo, alguns problemas bucais que podem ser mais graves em pacientes nessas condições:
- gengivite
- doença periodontal
- mau hálito
- dificuldade de cicatrização
- alteração do paladar
E por isso é importante manter as visitas regulares ao dentista e proceder a uma higiene bucal de rotina atenta e cuidadosa. Com acompanhamento especializado correto é possível controlar, de forma saudável, as principais questões que podem acometer os portadores de diabetes, proporcionando melhor qualidade de vida a esses indivíduos.
Ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar é fundamental para que toda forma de saúde seja atendida e observada de maneira correta. O corpo humano é um organismo complexo, por isso deve ser cuidado como um todo. A prevenção é a forma mais simples de se evitarem doenças.