Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Perguntas e respostas sobre o dente siso
09 Set 2020
Conhecido popularmente como "o dente do juízo", por, em geral, despontar no início da fase adulta, o siso faz parte do grupo de dentes molares – ele é o terceiro molar –, que têm a função de amassar o alimento na etapa final da mastigação. À medida que os padrões alimentares da espécie humana foram se transformando, a utilização desse dente foi sendo reduzida, o que o levou a perder sua funcionalidade no organismo. Além disso, com o passar dos séculos, nossa arcada dentária diminuiu de tamanho e, consequentemente, há menos espaço para esses dentes na boca, o que faz com que a extração dos sisos seja tão usual. Há, inclusive, algumas pessoas que nem mesmo desenvolvem mais esse dente.
A seguir, esclarecemos algumas dúvidas sobre ele.
É preciso esperar o siso nascer para extraí-lo?
O cirurgião-dentista pode indicar a extração dos sisos em pacientes jovens antes mesmo de sua erupção. Nessa fase, a raiz não está totalmente formada, o que pode colaborar para que o procedimento seja mais facilmente realizado.
O nascimento do siso pode fazer outros dentes “entortarem”?
O pouco espaço entre os dentes para acomodá-los na arcada é que pode desalinhá-los. Como o siso é o último da arcada e, normalmente, tem pouco espaço para nascer, a força de sua erupção pode fazer com que os dentes vizinhos fiquem desalinhados.
Os sisos sempre causam dor quando estão nascendo?
É normal que, quando estejam prestes a aparecer, os sisos provoquem um pouco de dor. Isso acontece porque, na erupção desse dente, pode ocorrer a pericoronarite, uma inflamação no capuz gengival que o reveste. Em casos mais graves, o mau posicionamento do siso na arcada pode provocar problemas como inflamação na gengiva, abscessos, reabsorções dos dentes vizinhos, lesões císticas e tumorais, irritação na região e dor. Nessas situações, é recomendada a extração do dente.
Então, se o siso não incomoda o paciente, ele não precisa ser retirado?
A extração do siso é indicada quando é necessária para o alinhamento dos dentes, quando ocorre a lesão do dente que fica ao lado dele – o segundo molar –, em situações em que o paciente morde a bochecha com frequência e quando ele está associado a cistos ou outras lesões.
A extração do siso dói?
A retirada não é tão complicada como muitas pessoas imaginam e pode ser feita em consultório com anestesia local. Apenas em casos raros, é necessário lançar mão da anestesia geral e a intervenção é feita em hospital. Entretanto, por ser um procedimento cirúrgico, o repouso é necessário e o pós-operatório frequentemente é um pouco dolorido, com inchaço e dificuldade na alimentação. O tempo dependerá do nível de complexidade da cirurgia.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
Qual o melhor método para clareamento dentário?
10 nov 2020
Leia mais
Como o estresse afeta a saúde bucal
15 set 2020
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar