Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Pesquisa associa introdução precoce do açúcar à presença de cáries em bebês
10 Ago 2020
Em pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi comprovada a associação entre cárie infantil e a inserção de alimentos com açúcar antes dos 6 meses de vida. O estudo foi motivado pelo significativo aumento dos casos de cárie no atendimento de crianças na Clínica do Bebê da universidade.
A pesquisa levou em conta o histórico dos pacientes da Clínica do Bebê e verificou que quanto mais precoce for o contato com o açúcar na alimentação, maior a chance de o indivíduo desenvolver cárie dentária. De acordo com questionários respondidos pelos pais e responsáveis das crianças atendidas, 98% delas consumiram sacarose em algum tipo de alimento antes dos 2 anos, 88% antes de 1 ano e 34% antes dos 6 meses de vida. O Ministério da Saúde recomenda que a sacarose somente seja introduzida na alimentação de crianças após os 2 anos e que, até os 6 meses, elas sejam alimentadas exclusivamente com leite materno.
Seis meses também é a idade média em que os dentes de leite começar a nascer – embora, para algumas crianças, isso possa acontecer um pouco antes ou um pouco depois dessa idade. A cárie em dentes de leite tem evolução muito rápida, por isso deve ser tratada logo. Ela se inicia como uma mancha branca, na parte do dente mais próxima à gengiva. Nessa fase, a criança não sente dor.
O aparecimento de cáries pode trazer consequências graves para o bem-estar e a saúde da criança, pois a dor provocada leva à irritabilidade, pode gerar dificuldades para dormir, prejudicar a interação social e ainda atrapalhar nas escolhas alimentares do bebê.
Orienta-se que a primeira visita da criança ao odontopediatra ocorra entre os 6 meses e o primeiro ano de vida e que elas sejam feitas regularmente para que o profissional possa identificar possíveis lesões iniciais de cárie, além de orientar sobre os cuidados que devem ser adotados em casa.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
Qual o melhor método para clareamento dentário?
10 nov 2020
Leia mais
Como o estresse afeta a saúde bucal
15 set 2020
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar