Atualmente, um dos procedimentos que têm tido muita procura nos consultórios dentários é a estética orofacial, também conhecida como harmonização orofacial. Essa prática estética permite que o dentista – especialista nessa área – deixe os traços da face do paciente mais equilibrados, sem interferir nas funções básicas da cavidade oral.
A harmonização orofacial, sem dúvida, promove ótimos resultados e aumenta a autoestima dos pacientes. No entanto, por menores que sejam os riscos, esses procedimentos devem ser feitos somente em clínicas de odontologia e por cirurgiões-dentistas que possuam o curso de especialização já reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e, portanto, com conhecimento tanto da odontologia quanto da estética.
Esses profissionais capacitados farão uma avaliação da estrutura da face, do sorriso, das arcadas dentárias e também das principais queixas do paciente para oferecer o tratamento mais indicado.
Conheça, a seguir, algumas técnicas que podem ser feitas pelo dentista especialista:
Bichectomia
Retira a gordura localizada das bochechas, afinando mais a face e trazendo harmonia entre o rosto e o sorriso. Por ser cirúrgico e envolver riscos, o cirurgião-dentista especialista precisa avaliar antes a saúde do paciente;
Aplicação da toxina botulínica
O famoso botox é pouco invasivo e serve para corrigir imperfeições no rosto e trazer um sorriso mais harmonioso. Por meio de preenchimento, o profissional melhora imperfeições como rugas, sorriso gengival, posição da sobrancelha e até lifting da face;
Ácido hialurônico
Outra técnica que faz parte da harmonização orofacial e é utilizada para minimizar o chamado “bigode chinês” e diminuir o contorno e o volume dos lábios.