Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Qual o melhor método para clareamento dentário?
10 Nov 2020
Clareamento dentário é um tema da odontologia que vem, ao longo dos últimos anos, recebendo cada vez mais atenção. Seja pela popularização, principalmente por meio da internet, de controversos métodos caseiros para tornar os dentes mais brancos, seja pelas novas técnicas disponibilizadas para o público nos consultórios dos dentistas, a verdade é que a busca por um idealizado sorriso perfeito – e isso inclui dentes claros – nunca foi tão intensa. Mas, afinal, quais são as técnicas, os produtos e os métodos mais eficazes para clarear os dentes? Vamos conhecer alguns deles.
Cremes dentais clareadores
Um tempo de uso contínuo pode promover uma mudança sutil na coloração, mas a verdade é que são pouco efetivos quando se buscam resultados mais significativos, pois só conseguem fazer uma remoção superficial de tingimento decorrente de fatores como alimentação, tabagismo e placa bacteriana.
Pastas de dentes com carvão ativado
Moda recente na internet para clareamento dental, seu uso é visto com preocupação pelos profissionais de odontologia, pois se trata de uma substância bastante abrasiva, com potencial de danificar o esmalte do dente, o que tende a torná-lo mais sensível. Além disso, uma publicação do Journal of the American Dental Association, de 2017, concluiu, após revisão de mais de cem artigos acerca da eficiência e segurança dos cremes dentais com carvão na fórmula, que não há evidências suficientes de que o uso desses produtos seja vantajoso para a higiene bucal ou o clareamento dos dentes, ainda que superficial.
Bicarbonato de sódio
A substância não provoca o clareamento dos dentes, atuando apenas na limpeza da camada superficial do esmalte dentário. Como o composto limpa resíduos indesejados dos dentes, ajudando o hálito e também alguns tratamentos, como o de tártaro, além de dar uma sensação de frescor, pode ter-se a sensação de que os dentes ficaram mais claros, mas essa não é uma propriedade do bicarbonato de sódio.
Clareamento dental caseiro prescrito por dentista
As substâncias utilizadas são os peróxidos, sendo o peróxido de carbamida a 10% considerado o mais seguro e efetivo. Mesmo assim, há relatos de pacientes que apresentaram sensibilidade dental, além de problemas no tecido gengival e na mucosa oral após terem contato com a substância. Por essa razão, quem decide adotar esse método deve seguir, de maneira correta, todas as orientações indicadas pelo dentista responsável pela prescrição do tratamento.
Clareamento dental feito em consultório
O tratamento consiste na aplicação de um gel de alta concentração na superfície dentária. O profissional faz uma pequena limpeza na área exterior dos dentes a serem clareados, protegendo a gengiva, já que o produto utilizado é muito forte e, ao entrar em contato com o tecido gengival, pode queimá-lo É o método mais eficaz de clareamento dentário e aquele com o resultado mais rápido. Além disso, no consultório, a intervenção é realizada de forma controlada e segura, restrita ao período adequado e com um profissional que sabe o ponto de saturação do dente. O método mais efetivo, no entanto, é o da conjugação de clareamento feito em consultório com o complemento do tratamento realizado em casa, sempre observando as orientações dadas pelo profissional.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
Qual o melhor método para clareamento dentário?
10 nov 2020
Leia mais
Como o estresse afeta a saúde bucal
15 set 2020
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar