Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Será que preciso usar aparelho ortodôntico?
23 Mar 2021
Se os olhos são a janela da alma, a boca certamente é a janela para a saúde em geral. Por isso, além de uma higienização diária correta da boca, é preciso estar atento a alguns sinais que podem indicar a necessidade de inserção do aparelho ortodôntico.
Diferente do que alguns pensam, o aparelho dental vai muito além da estética. Um tratamento ortodôntico ajuda a morder, mastigar e falar melhor. Além disso, dentes desalinhados são mais difíceis de limpar e podem causar desgaste anormal do esmalte dentário, o que pode levar a procedimentos odontológicos extensos e caros.
Vale lembrar que, para fazer as mudanças necessárias, o aparelho ortodôntico precisa de algum tempo; não é uma solução rápida. A duração do tratamento varia conforme cada paciente: o ortodontista faz um exame completo dos dentes e da boca e estuda registros dentários, como radiografias, fotos e modelos dos dentes. Com base nessas informações, desenvolve um plano de tratamento personalizado.
“O tratamento ortodôntico é um processo biológico complexo. Muda ossos faciais, da mandíbula e tecidos moles à medida que os dentes são movidos para as posições corretas”, explica a especialista em odontopediatria e gerente de Credenciamento e Benefícios da MaisDental.com, Danuza Heluy.
Embora seja um ortodontista quem vai dizer se você precisa ou não usar aparelho dental, listamos algumas questões que podem norteá-lo.
PERGUNTA 1: Seus dentes estão desalinhados?
Esse é um dos sinais mais perceptíveis. Quando não há espaço suficiente na cavidade oral, os dentes podem nascer uns sobre os outros ou em regiões inusitadas, como no alto da gengiva. São os famosos dentes “acavalados”. Além do incômodo estético, são dentes difíceis de higienizar, o que pode provocar cárie, mau hálito e outras doenças periodontais.
PERGUNTA 2: Há espaço entre seus dentes?
Outra condição fácil de detectar é o diastema, um espaçamento que se forma entre os dentes. Tal problema pode causar dificuldades na mastigação e deve ser corrigido.

PERGUNTA 3: Respira pela boca?
Embora possa ter diversas origens, a respiração bucal pode, sim, representar uma necessidade de cuidados ortodônticos. Nesse caso, o aparelho corrige a posição dos ossos da boca.
PERGUNTA 4: Tem problemas ao morder?
Se você tem dificuldade para mastigar, morde com frequência a bochecha ou os lábios, você tem problemas com a mordida. Existem vários tipos de oclusão incorreta, sendo as mais comuns a mordida aberta, a mordida cruzada e a mordida profunda. Seu ortodontista vai descobrir qual é a que você tem e indicar o tratamento adequado.
PERGUNTA 5: Já perdeu algum dente permanente?
A perda de um dente permanente pode desalinhar o sorriso. O melhor, nesse caso, é substituir o dente que caiu para não afetar a arcada dentária e, se necessário, usar aparelho ortodôntico.
PERGUNTA 6: Sente dor na mandíbula, na cabeça e no pescoço ou dificuldade para falar?
A dor é o nosso corpo emitindo um alerta de que algo não está bem. Dores na mandíbula e na cabeça podem ser fruto de mordida desalinhada, já que todo o processo é feito de maneira errada. Além disso, dificuldades na fala/pronúncia podem indicar a necessidade de tratamento ortodôntico.
PERGUNTA 7: Sua maxila e mandíbula parecem desproporcionais?
Maxila e mandíbula grandes são problemas comuns. É algo facilmente tratável, especialmente em crianças. “Vale lembrar que, aos 7 anos, seu filho já tem dentes permanentes suficientes para ser avaliado por um ortodontista. A identificação precoce de um problema ortodôntico facilita a correção”, ressalta a odontopediatra Danuza Heluy.
Se sua resposta foi SIM a uma ou a algumas das perguntas acima, está na hora de procurar um ortodontista para uma avaliação. Conte com os dentistas da MaisDental.com, que cuidadosamente avaliarão você e sua família!
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
A saúde bucal de pacientes em tratamento oncológico
19 Out 2021
Leia mais
Meu sorriso pode voltar a ficar desalinhado depois de usar aparelho?
01 Out 2021
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar