Expresso, coado, pingado, cappuccino, mocha… São muitos os tipos de café. Só de pensar dá até para sentir o cheirinho! A bebida é tão querida que chega a ser a segunda mais consumida no mundo, só perde para a água. E tem até um dia só dela: 14 de abril é o Dia Mundial do Café. Mesmo tão apreciado, se consumido em excesso e sem os devidos cuidados, o mocinho vira vilão. Um exemplo é que o café faz mal aos dentes, sim. E vamos explicar o porquê.
As manchas representam um dos dois problemas que o café pode provocar nos dentes. “Isso porque a estrutura dental possui microporos, por onde moléculas escuras advindas de alimentos podem penetrar e se associar à dentina, provocando o amarelamento”, explica a dentista e gerente de Credenciamento e Benefícios da MaisDental, Danuza Heluy. Outros alimentos com efeito parecido nos dentes são chocolates, refrigerantes, açaí, suco de uva, vinho tinto e alguns chás.
Um segundo inconveniente pode surgir na boca com o consumo do café: a desmineralização do dente. O processo acontece porque a bebida tem o pH mais baixo que o da boca, de modo a deixar a dentina desprotegida. “A desmineralização pode causar sensibilidade, uma condição bem difícil com a qual conviver”, comenta Heluy.
Como evitar os males do café nos dentes?
Sim, nós sabemos que é difícil abrir mão daquele cafezinho. Seja como combustível para começar o dia, seja para fazer aquela pausa necessária, o café já é membro honorário da rotina. Mas como diminuir as chances de o café causar manchas ou sensibilidade nos dentes?
Temos quatro dicas que podem ajudar.
1. Escove os dentes depois do consumo
Depois de tomar seu café, faça a higiene bucal. Esse é o melhor jeito de evitar as temidas manchas nos dentes. Com uma escovação correta, o corante é removido rapidamente da superfície dentária, dificultando o amarelamento, fruto do contato direto da substância com o dente . Além disso, o flúor no creme dental mineraliza o esmalte, de modo a fortalecê-lo. No entanto, Heluy alerta que a escovação deve ser feita 30 minutos após a ingestão do café, “porque, antes disso, o ácido da cafeína pode reagir com a pasta e prejudicar os dentes”.
2. Bocheche água ou enxaguante bucal
Não deu para escovar os dentes? Então faça bochecho com água ou enxaguante bucal, para remover o corante e a acidez oriundos do café. A medida também ajuda a devolver a saliva perdida.
3. Beba água e coma alimentos adstringentes
Comer alimentos adstringentes, como maçã, melancia e kiwi, ajuda a limpar superficialmente os dentes durante a mastigação, auxilia na produção de saliva e aumenta o pH da boca, evitando a acidez. Beber bastante água, além de fazer bem à saúde, também é uma atitude que pode dificultar o surgimento das manchas.
4. Evite o excesso
Com diria aquela música, “tudo demais é veneno”. Portanto, modere no consumo do café, para que a ingestão da bebida e a higienização da boca não entrem em descompasso.
E lembre-se: mesmo com todos os cuidados individuais, nada substitui a ida regular ao dentista. É ele quem vai ajudar você não só a manter o sorriso branquinho, como também a evitar diversas doenças bucais.
Temos profissionais com expertise para cuidar de sua saúde bucal e de toda a sua família. Escolha um plano e conte com a gente!