Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Afinal, café faz mal aos dentes?
14 Abr 2021
Se consumido em excesso e sem os devidos cuidados, a bebida queridinha pode causar manchas e sensibilidade nos dentes
Expresso, coado, pingado, cappuccino, mocha… São muitos os tipos de café. Só de pensar dá até para sentir o cheirinho! A bebida é tão querida que chega a ser a segunda mais consumida no mundo, só perde para a água. E tem até um dia só dela: 14 de abril é o Dia Mundial do Café. Mesmo tão apreciado, se consumido em excesso e sem os devidos cuidados, o mocinho vira vilão. Um exemplo é que o café faz mal aos dentes, sim. E vamos explicar o porquê.
As manchas representam um dos dois problemas que o café pode provocar nos dentes. “Isso porque a estrutura dental possui microporos, por onde moléculas escuras advindas de alimentos podem penetrar e se associar à dentina, provocando o amarelamento”, explica a dentista e gerente de Credenciamento e Benefícios da MaisDental.com, Danuza Heluy. Outros alimentos com efeito parecido nos dentes são chocolates, refrigerantes, açaí, suco de uva, vinho tinto e alguns chás.
Um segundo inconveniente pode surgir na boca com o consumo do café: a desmineralização do dente. O processo acontece porque a bebida tem o pH mais baixo que o da boca, de modo a deixar a dentina desprotegida. “A desmineralização pode causar sensibilidade, uma condição bem difícil com a qual conviver”, comenta Heluy.
Como evitar os males do café nos dentes?
Sim, nós sabemos que é difícil abrir mão daquele cafezinho. Seja como combustível para começar o dia, seja para fazer aquela pausa necessária, o café já é membro honorário da rotina. Mas como diminuir as chances de o café causar manchas ou sensibilidade nos dentes?

Temos quatro dicas que podem ajudar.

1. Escove os dentes depois do consumo
Depois de tomar seu café, faça a higiene bucal. Esse é o melhor jeito de evitar as temidas manchas nos dentes. Com uma escovação correta, o corante é removido rapidamente da superfície dentária, dificultando o amarelamento, fruto do contato direto da substância com o dente . Além disso, o flúor no creme dental mineraliza o esmalte, de modo a fortalecê-lo. No entanto, Heluy alerta que a escovação deve ser feita 30 minutos após a ingestão do café, “porque, antes disso, o ácido da cafeína pode reagir com a pasta e prejudicar os dentes”.
2. Bocheche água ou enxaguante bucal
Não deu para escovar os dentes? Então faça bochecho com água ou enxaguante bucal, para remover o corante e a acidez oriundos do café. A medida também ajuda a devolver a saliva perdida.
3. Beba água e coma alimentos adstringentes
Comer alimentos adstringentes, como maçã, melancia e kiwi, ajuda a limpar superficialmente os dentes durante a mastigação, auxilia na produção de saliva e aumenta o pH da boca, evitando a acidez. Beber bastante água, além de fazer bem à saúde, também é uma atitude que pode dificultar o surgimento das manchas.
4. Evite o excesso
Com diria aquela música, “tudo demais é veneno”. Portanto, modere no consumo do café, para que a ingestão da bebida e a higienização da boca não entrem em descompasso.
E lembre-se: mesmo com todos os cuidados individuais, nada substitui a ida regular ao dentista. É ele quem vai ajudar você não só a manter o sorriso branquinho, como também a evitar diversas doenças bucais.
Temos profissionais com expertise para cuidar de sua saúde bucal e de toda a sua família. Escolha um plano e conte com a gente!
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
A saúde bucal de pacientes em tratamento oncológico
19 Out 2021
Leia mais
Meu sorriso pode voltar a ficar desalinhado depois de usar aparelho?
01 Out 2021
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar