Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Como o estresse afeta a saúde bucal
15 Set 2020
Estresse é o nome de um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual a espécie humana e outros animais não sobreviveriam. Era ele o responsável por fazer com que nossos antepassados das cavernas reagissem imediatamente ao se depararem com alguma ameaça e, portanto, conseguissem fugir e se salvar. O estresse do mundo moderno, no entanto, é muito diferente do que existia no passado, e seu efeito cumulativo traz muitos prejuízos ao organismo, inclusive à saúde bucal.
Síndrome de boca ardente, halitose e até o desenvolvimento de cáries podem ter relação com o estresse, pois um de seus efeitos é a diminuição do fluxo salivar. A redução da saliva é, na verdade, a causa principal da síndrome, que se caracteriza pela ardência constante da boca. Já a relação da diminuição da saliva com a halitose e as cáries tem a ver com a multiplicação das bactérias bucais, que é favorecida quando há menor produção de saliva. Além disso, os maus hábitos que a pessoa estressada tende a adquirir ou que, pelo estresse, acabam se intensificando, como o consumo de álcool e tabaco e a negligência com a higiene oral, são um prato cheio para que esses problemas aconteçam.
Quadro relacionado com o estresse e que compromete a saúde bucal, mas que, entretanto, não pode ser atenuado pela maior atenção à higiene oral, o bruxismo – ato de ranger ou apertar os dentes – pode acontecer tanto com a pessoa dormindo quanto acordada. Ainda não existe cura para o problema, e o tratamento recomendado é a colocação, antes de dormir, de placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes. Sua utilização e confecção devem ser prescritas por cirurgião-dentista, após avaliação do paciente.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
Qual o melhor método para clareamento dentário?
10 nov 2020
Leia mais
Como o estresse afeta a saúde bucal
15 set 2020
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar