Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
18 Jun 2021
O distúrbio, que pode acontecer durante o sono ou mesmo de dia, é capaz de causar danos graves à saúde bucal
Sabia que o bruxismo é o terceiro distúrbio do sono mais comum? Fica atrás apenas do sonilóquio (falar enquanto dorme) e do ronco. Ou seja, se você acha que range, bate ou aperta os dentes ao dormir, pode ter certeza de que é mais comum do que imagina. Vale frisar que não é somente durante o sono que acontece o bruxismo. Também pode ocorrer durante o dia, sendo chamado de “bruxismo de vigília”.
A condição afeta igualmente homens e mulheres, sendo menos frequente em idosos. Pode surgir até mesmo na infância. “Em crianças, o bruxismo pode ter origens diversas, desde componentes da dieta alimentar à exposição excessiva às telas, passando por estresse causado por bullying, por exemplo. Por isso, é importante uma avaliação do odontopediatra para detectar a condição e determinar o tratamento adequado, muitas vezes com o auxílio de uma equipe multidisciplinar”, explica a odontopediatra e gerente de Credenciamento da MaisDental.com, Danuza Heluy.
Mas o que é bruxismo?
É uma atividade muscular e repetitiva da mandíbula que não tem uma função, ou seja, é parafuncional. Pode ocorrer durante o dia ou no momento do sono, e é caracterizada pelo ranger, bater e apertar de dentes.
Como identificar o bruxismo?
Existem alguns sinais característicos de uma pessoa acometida pela condição. Alguns deles são dores ao mastigar, dentes amolecidos, hipersensíveis ou quebrados, dor de cabeça ao acordar e diminuição da salivação.
No entanto, a melhor forma de detectar o bruxismo é com o auxílio de um profissional da área de odontologia.

Quais são as possíveis causas do bruxismo?
As possibilidades de causas do bruxismo são diversas. Questões emocionais, genéticas, pouco sono, itens da dieta alimentar, medicamentos e até uso de drogas como álcool, cocaína e anfetamina podem favorecer o surgimento da condição.
Também pode estar associado a doenças, entre elas o Parkinson, a síndrome de Down e o toro mandibular (crescimento ósseo congênito).
Qual é o tratamento para o bruxismo?
Os tratamentos mais comuns para o bruxismo são o uso das placas de mordida ou miorrelaxantes, dispositivos móveis que ajudam a proteger os dentes. Outra opção é a aplicação de toxina botulínica com a finalidade de bloquear um neurotransmissor chamado acetilcolina, responsável pela contração muscular repetitiva.
Em alguns casos, é necessária uma equipe multidisciplinar, a qual envolve, além de um cirurgião-dentista, profissionais como psicólogo (quando a condição tem fundo emocional) e otorrinolaringologista.
Na MaisDental.com, toda a questão associada à saúde bucal é levada a sério. Em relação ao bruxismo, por exemplo, dispomos de planos que cobrem a placa miorrelaxante, além de oferecer os melhores profissionais e diversas vantagens.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
A saúde bucal de pacientes em tratamento oncológico
19 Out 2021
Leia mais
Meu sorriso pode voltar a ficar desalinhado depois de usar aparelho?
01 Out 2021
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar