Quais são as possíveis causas do bruxismo?
As possibilidades de causas do bruxismo são diversas. Questões emocionais, genéticas, pouco sono, itens da dieta alimentar, medicamentos e até uso de drogas como álcool, cocaína e anfetamina podem favorecer o surgimento da condição.
Também pode estar associado a doenças, entre elas o Parkinson, a síndrome de Down e o toro mandibular (crescimento ósseo congênito).
Qual é o tratamento para o bruxismo?
Os tratamentos mais comuns para o bruxismo são o uso das placas de mordida ou miorrelaxantes, dispositivos móveis que ajudam a proteger os dentes. Outra opção é a aplicação de toxina botulínica com a finalidade de bloquear um neurotransmissor chamado acetilcolina, responsável pela contração muscular repetitiva.
Em alguns casos, é necessária uma equipe multidisciplinar, a qual envolve, além de um cirurgião-dentista, profissionais como psicólogo (quando a condição tem fundo emocional) e otorrinolaringologista.
Na MaisDental, toda a questão associada à saúde bucal é levada a sério. Em relação ao bruxismo, por exemplo, dispomos de planos que cobrem a placa miorrelaxante, além de oferecer os melhores profissionais e diversas vantagens.