Quando se trata da saúde dos pequenos, os cuidados são redobrados. Com a saúde bucal é diferente? Não! A preocupação com os dentes deve começar antes mesmo do nascimento, com o bebê ainda na barriga, uma vez que a alimentação da mãe pode influenciar no desenvolvimento da arcada dentária do futuro bebê. Além dessa, outras questões devem ser levadas em consideração já na primeira infância.
Aproveitamos o Julho Laranja, mês de conscientização dos cuidados com a saúde bucal da criança com vistas à prevenção, para conversar com a odontopediatra e gerente de Credenciamento da MaisDental.com, Danuza Heluy.
Além dessa, outras questões devem ser levadas em consideração já na primeira infância. “Em crianças de baixa idade, de 0 a 48 meses, vemos com frequência a cárie de mamadeira proveniente do hábito de mamar à noite produtos engrossados com sacarose e pela ausência de higienização nesse período. Há ainda os hábitos de sucção de chupeta, os quais, caso ultrapassem os 3 anos, podem causar as más oclusões”, relata.
Com mais de 25 anos de experiência na profissão, Danuza observou outro comportamento comum entre seus pequenos pacientes: a fobia ao dentista. No entanto, com a evolução das técnicas de odontopediatria, associadas à conscientização dos pais e responsáveis quanto à necessidade de introdução das crianças o mais cedo possível ao universo da odontologia, essa realidade pode mudar. “A descoberta de cuidar dos seus dentinhos é mágica! Ganhar a confiança das crianças e dos responsáveis, por meio do atendimento lúdico em contraponto com o real, é fascinante”, conta Heluy.
Outro ponto importante levantado pela especialista se refere à idade ideal de levar a criança ao odontopediatra. Seu conselho é “visitar o odontopediatra ao nascimento do primeiro dente de leite, pois temos todos os aparatos para atender o bebê, mesmo aos seis, oito meses de vida. Nada de insegurança ao levá-lo para visitar o odontopediatra, mesmo com a tenra idade!”.
Pedimos à odontopediatra para elencar mais cinco dicas valiosas sobre cuidados com a saúde bucal das crianças. Confira a seguir.
Dica 1
Escove os dentes do seu bebê, mesmo massageando apenas a gengiva e com poucos dentes ainda erupcionados.
Dica 2
Controle o uso do açúcar. Evite enviar lanches açucarados para a escolinha ou ter em casa alimentos achocolatados e com muito açúcar, como biscoitos recheados e balas.
Dica 3
Conduza o desligamento do hábito de usar chupeta e dedo. A fase oral é compreensível, e tais práticas não causam grandes danos aos dentes se forem removidas com parcimônia antes dos 4 anos.
Dica 4
Vá a um(a) odontopediatra na primeira vez em que o seu filho precisar ir ao dentista. Nem sempre o velho hábito do clínico geral da família pode resultar em sucesso. As práticas da especialidade em odontopediatria se modernizaram muito e o atendimento está cada vez mais leve, lúdico e confortável para pais e filhos.
Dica 5
Seja sempre parceira(o) do pediatra e do odontopediatra! Essa dupla, que tem trabalhado cada vez mais em conjunto, é ideal para garantir a saúde geral e a saúde bucal do seu pequeno. Visite o odontopediatra com confiança e alegria e passe essa segurança para o seu filho. Assim, teremos crianças que gostarão de ir ao dentista com sorrisos realmente felizes!
Dica 6
Para finalizar, mais uma dica: temos uma rede credenciada especializada para cuidar da saúde bucal do seu pequeno, independentemente da idade. Além disso, os valores são perfeitos para o seu bolso.
Clique aqui e confira as opções.