Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
Sinais e sintomas da pericoronarite
22 Agosto 2023
Geralmente, esse processo ocorre sem contratempos ou muito incômodo para a pessoa, porém, quando ocorre a inflamação na gengiva ao redor do dente que está nesse processo, mas ainda não conseguiu romper o tecido mole, esse quadro é chamado de pericoronarite.
Quando um dente está pronto para nascer, ele provoca uma erupção no local em que ocupará na arcada dentária e, aos poucos, vai emergindo até tomar sua posição definitiva na boca. Geralmente, esse processo ocorre sem contratempos ou muito incômodo para a pessoa, porém, quando ocorre a inflamação na gengiva ao redor do dente que está nesse processo, mas ainda não conseguiu romper o tecido mole, esse quadro é chamado de pericoronarite.
Apesar de poder ocorrer em qualquer dente permanente, esse quadro está mais relacionado com o nascimento dos terceiros molares, os famosos sisos, principalmente quando seu surgimento se dá de forma lenta ou problemática para os outros dentes, o que ocorre com mais frequência nos sisos inferiores. Na maioria das vezes, a inflamação acontece quando o paciente não consegue higienizar essa área da boca de forma correta, o que favorece o surgimento de placa bacteriana e o acúmulo de alimentos nas partes de difícil acesso. Outras causas incluem trauma na gengiva ao redor desse dente e sulco entre a coroa do dente e a gengiva.
Os principais sintomas relacionados com a pericoronarite costumam ser mau hálito, dor na região (que pode começar moderada e piorar rapidamente), dificuldade para mastigar ou engolir, sangramento da gengiva e dor que irradia para o ouvido e a cabeça. Em casos mais graves, o paciente pode vivenciar também formação de pus na área afetada, aumento do tamanho dos gânglios no pescoço e episódios de febre.
Quando o paciente tiver um ou mais desses sintomas, é indicado que ele busque a orientação de um dentista. O profissional vai avaliar a gravidade do quadro e indicar o melhor tratamento, que, na maioria das vezes, tende a ser o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios enquanto a causa é tratada. Em casos mais graves, pode haver a indicação de gengivectomia, cirurgia para a remoção do excesso de gengiva na área da pericoronarite, ou extração dentária.
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da MaisDental!
Sinais e sintomas da pericoronarite
22 Agosto 2023
Leia mais
Tudo que você precisa saber sobre ortodontia preventiva
14 Julho 2023
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Rua da Alfândega nº 80, sala 402 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20070-004
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Estado:
Este campo é obrigatório
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar