Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
10 dúvidas sobre aparelho ortodôntico
29 Abr 2021
Para algumas pessoas, não basta cuidar bem da saúde bucal para ter um sorriso harmonioso. A estética e diversos problemas relacionados com a arcada dentária precisam ser resolvidos com o aparelho ortodôntico.
Desde que foi criado, em 1728, pelo cirurgião-dentista francês Pierre Fauchard, o aparelho dentário mudou muito e se tornou um moderno dispositivo a serviço da qualidade de vida das pessoas.
Transparentes, de porcelana, metálicos, incolores ou com borrachinhas coloridas, existe aparelho para todos os gostos.
Ainda tem muitas dúvidas sobre essa maravilha moderna responsável por lindos sorrisos? Selecionamos as principais informações sobre aparelhos para você ficar por dentro antes de começar um possível tratamento.
1. Preciso usar aparelho?
Essa é uma pergunta que deve ser respondida pelo seu dentista. No entanto, existem alguns sinais que indicam a necessidade do tratamento ortodôntico. Além de questões estéticas, como dentes separados ou sobrepostos, características como dificuldade na mastigação e até respiração pela boca podem servir de alerta.
2. Aparelho fixo deve doer para funcionar?
Isso era uma realidade há mais de duas décadas, quando fios pesados e com pouca elasticidade compunham o aparelho dentário. Hoje o aparelho não precisa causar dor para funcionar. Com o avanço tecnológico, dispomos de aparelhos cada vez mais leves e confortáveis, que facilitam os movimentos ortodônticos e trazem excelentes resultados.
3. O fio ortodôntico precisa ser trocado a cada consulta?
Claro que não! Ele deve, sim, ser avaliado pelo dentista, para verificar se está deformado ou desalinhado. Mas os fios atuais são superelásticos e têm muita capacidade de memória, ou seja, voltam à forma original mesmo sob forte pressão. Com isso, eles duram mais tempo na boca e continuam a realizar o trabalho de alinhamento dos dentes programado pelo ortodontista.
4. É preciso usar aparelho de contenção depois da retirada do ortodôntico?
Se você quer manter os dentes no lugar que o aparelho dentário usou, sim. Isso porque, ao retirar o aparelho, as fibras da gengiva que foram esticadas ou comprimidas por ele tendem a direcionar os dentes para as posições prévias ao tratamento. Por isso, usar direitinho a contenção para finalizar o tratamento é muito importante.
5. O aparelho causa cáries?
Não provoca cáries, mas demanda atenção dobrada em relação à higiene bucal, para evitar a retenção de placas, resíduos alimentares e biofilme (formado pelo acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microrganismos em razão da má higienização). Por isso, é preciso ser criterioso na escovação dos dentes, usar fio dental e fazer bochechos, além de realizar limpeza profilática a cada seis meses no consultório do dentista.

6. O tratamento ortodôntico demora?
O tempo médio é de 18 a 36 meses, mas isso depende muito da cooperação de quem está usando – por exemplo, danificar os braquetes ao mexer neles indevidamente ou não comparecer às consultas – e da complexidade do problema a ser resolvido.
7. Vou ter de extrair dentes permanentes para usar aparelho?
O seu dentista vai fazer de tudo para que isso não seja necessário. Ele vai analisar todas as possibilidades de alinhamento sem extração, mesmo com falta de espaço. No entanto, se for realmente preciso, ele vai retirar o dente para poder fazer a correção. Vale lembrar que o ortodontista é um cirurgião-dentista, profissional totalmente habilitado para realizar esse procedimento.
8. Existe idade para usar aparelho?
O indicado é levar a criança ao consultório do ortodontista por volta dos 5, 6 anos. A maioria das más oclusões (problemas de má posição dentária) é mais facilmente tratada durante a fase de crescimento. Mas não existe idade máxima para usar aparelho: enquanto houver dente permanente, há a possibilidade de tratamento ortodôntico.
9. Quais os principais tipos de aparelho ortodôntico?
Aparelhos fixos – indicados para tratamento na dentição permanente. São os aparelhos mais eficientes, funcionam 24 horas por dia e podem corrigir más oclusões complexas. Existem várias gerações de aparelhos fixos, e os mais modernos permitem tratamento com mais rapidez e conforto para o paciente.
Aparelhos fixos estéticos – são bem mais discretos do que os aparelhos fixos de metal e podem ser utilizados com arcos estéticos para ficarem ainda menos visíveis. Existem diferentes qualidades de aparelhos fixos estéticos; os de melhor qualidade, de porcelana ou safira, não sofrem alteração de cor durante o tratamento.
Aparelhos removíveis Invisalign – são indicados para tratamentos em pacientes em fase de crescimento ou para tratamentos simples em jovens e adultos.
10. Posso comer qualquer alimento com o aparelho?
Durante o tratamento, é melhor ficar longe de pão endurecido e torradas, frutos secos, chicletes e outros alimentos que podem danificar o sistema. Também não é recomendado morder alimentos sólidos, e sim cortá-los. Por exemplo: vai comer uma maçã? Pegue a faca para cortá-la em pedacinhos. E lembre-se: comeu qualquer coisa, faça a higiene bucal!
Tem dúvida também sobre qual profissional escolher para começar o seu tratamento ortodôntico? Nós ajudamos você! Temos planos que cabem no seu bolso e incluem, além de tratamento ortodôntico, diversos procedimentos. Escolha o seu!
Últimas Notícias
Acompanhe as novidades da Mais Dental.com!
A saúde bucal de pacientes em tratamento oncológico
19 Out 2021
Leia mais
Meu sorriso pode voltar a ficar desalinhado depois de usar aparelho?
01 Out 2021
Leia mais
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas ou qualquer informação, entre em contato pelo e-mail atendimentocliente@maisdental.com ou deixe sua mensagem no formulário abaixo que um de nossos consultores retornará em breve.
NOSSA MATRIZ ESTÁ LOCALIZADA
NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO.
Avenida Nilo Peçanha 50 sala 2111 Centro — Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-906
Nossos canais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira no horário 8h às 18h (dias úteis). Caso você necessite de atendimento clínico fora deste horário, procure nossa Rede Credenciada para atendimento de urgência e emergência.
Envie-nos uma mensagem
Assunto:
Nome completo:
Este campo é obrigatório
E-mail de contato:
Por favor, informe um e-mail válido
Escreva aqui a sua mensagem:
Este campo é obrigatório
Limpar campos
Enviar